sábado, 4 de junho de 2011

A MISSA


Regiane Coutinho

Num domingo pela manhã, estávamos tomando café quando notei que o Pedrinho ainda não tinha saído da cama, fui até o quarto pra apressá-lo, pois íamos à missa.
– Vamos meu filho, larga essa preguiça e levanta!
– Não papai, não gosto de missa prefiro dormir. Pois é, os filhos sempre carregam algo nosso.
– Acho que hoje você precisa ouvir uma história sobre seu pai.
– Adoro ouvir histórias papai, pode começar.
Todo domingo, quando o papai era garoto, era a mesma ladainha, cobria a cabeça quando ouvia o barulho do chinelo da vovó arrastando na cozinha para passar um café bem forte se fosse fraco já era motivo de briga, e se acontecesse isso era capaz do meu pai desistir de acompanhá-la.
Mamãe era tal como uma beata, era sagrado no domingo pela manhã ir a missa, mas eu não gostava  de fazer  parte desse momento, porque não ficar em casa dormindo até tarde? Ela insistia em me chamar:
– Zino, levanta você vai atrasar todo mundo.
Esse era meu apelido, um garoto pequeno, é... franzino, daí até no adjetivo encontraram um diminutivo e pegou.
Inventei febre, dor de barriga e nada adiantava, levantava me arrastando até a cozinha enquanto maquinava um plano observava meu pai mergulhando seu imenso bigode na caneca de café.
– Jesus, Maria e José o povo já está saindo vamos seus lerdos.
Como nosso bairro era muito pequeno saíamos como numa procissão, todos juntos os vizinhos se cumprimentando, as mulheres colocavam as fofocas em dia, era nesse momento que eu andava feito caranguejo.
Quando a mãe dava fé, já era tarde ela já estava na porta da igreja e eu na porta de casa.
Os anos foram passando enfim chegou minha juventude, mas a missa ainda não frequentava.
Até que conheci a Gerusa, ela era uma moça linda, seu sorriso dizia tudo que eu precisava saber, eu a conheci na missa, esperava por sua vó na porta da igreja, fiquei apaixonado. A partir desse dia assisti muitas missas e o dia mais marcante foi diante de um Padre no dia em que eu disse:
– Até que a morte nos separe.
– Papai que lindo! Então vamos logo, mudei de idéia e a mamãe não gosta de atrasos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário