CASA DA PALAVRA
FACULDADE LIVRE DE LITERATURA
LEITURA LITERÁRIA: REFLEXÕES E ESCRITA
PROF. FLÁVIO MELLO
Área de concentração: Literatura, Arte e Escrita Criativa.
Ementa
O curso tem como objetivo expor ao aluno variedades de textos e linguagens literárias, analisando os focos narrativos, líricos e criativos de diferentes autores, fazendo um panorama básico sobre o processo criativo. O curso parte da análise de diferentes tipos de textos, imagens e vídeos, e aborda os temas recorrentes em diferentes linguagens artísticas, sob o foco literário.
Programação[1]
Abertura (primeiro encontro)
1. Análise de diferentes tipos de textos, imagens e vídeos (4 encontros)
· Temas recorrentes em diferentes abordagens artísticas
Atividade de observação
2. O Romance e a Novela – breve comentário (1 encontro)
· Introdução
· Os primeiros romances e romancistas
· Poder histórico
· O romance moderno
3. O conto (4 encontros)
· Introdução
· A importância do conto
· Conto e fotografia
· O conto moderno
Atividade
4. A crônica (2 encontros)
· Introdução
· A linguagem jornalística
· Crônica e a Poesia
· O crônica moderna
Atividade
5. O Cronto (3 encontros)
· Introdução
· A linguagem inovadora
· Conto, Crônica e Poesia = Cronto
· O Cronto moderno
Atividade
Fechamento (último encontro)
[1] Podendo, ou não, passar por modificações.
________________________xxx________________________
OFICINA: A poesia marcante de Jorge de Lima: quatro Fases de uma mesma poética
Áreas de: ESCRITA CRIATIVA / LITERATURA
Ementa: Vida e obra (panorama), linguagem, estética, contexto histórico e discurso.
Conteúdo programático: Apresentação – introdução; vida e obra do poeta alagoano, noção de seu texto poético; descrição, narração; leitura e interpretação: narrativas e poesias; textos e as funções de linguagem e imagem; características lingüísticas de alguns textos; exercícios complementares.
- Vida e obra
a. Conceitos;
b. Diferenças e semelhanças na estrutura poética.
- A linguagem
a. A linguagem poética;
b. A imagem;
c. Interpretação de texto.
- O discurso
Apresentação da proposta:
Esta Oficina tem como intuito levar o aluno (professor) a conhecer um pouco mais o universo literário de uma das mais importantes faces da literatura nacional – Jorge de Lima. Através de alguns de seus poemas, induzindo o aluno à leitura e à compreensão de diferentes recursos interpretativos; exercício de escrita; a utilização da fotografia como forma de interpretação e a leitura como ferramenta analítica.
Tema da Oficina:
A poesia marcante de Jorge de Lima: três fases de uma mesma poética. Utilização de diferentes poemas que marcam a passagem do autor por diferentes estéticas literárias, como: Parnasianismo Ortodoxo, Modernismo Liberal, o Poema em Cristo, a linguagem católico militante, e, a última, Poesia pela poesia, ou o barroquismo intelectual.
1. Conteúdo
Biografia: um pouco sobre o autor;
Obra: leituras de trechos do livro;
Contextualizar autor e época que viveu;
Estética: abordagens de aspectos pessoais do autor na obra.
2. Justificativa
Esse trabalho tem como base a preocupação de levar ao aluno, diferentes processos de discernimento sobre a literatura. A leitura do livro em sala de aula, audições, a apresentação de fotos contribuirá para a formação intelectual do aluno através de diferentes recursos, demonstrando novas maneiras de se conhecer arte e de assimilá-la.
- Objetivo Geral
1. Analisar a seleta de poemas. Criar pontos específicos onde revelem a importância da obra e sua originalidade;
2. Fazer análise em diferentes veículos como o próprio livro e os recursos fotográficos;
3. Fazer com que o aluno saiba distinguir diferentes tipos de texto e linguagens;
4. Fazê-lo produzir textos mediante problemáticas encontradas;
5. Usar os conhecimentos adquiridos na produção de textos;
6. Fazer com que os alunos percebam a real importância da escrita, da leitura escrita e pictórica e da utilização de diferentes mídias.
- Objetivos específicos de atitude
1. O aluno deverá valorizar a busca de informações, a convivência com os colegas, a integração de conhecimentos e a capacidade crítica;
2. Despertar o interesse do aluno para a utilização de diferentes recursos para a elaboração de seus trabalhos;
3. Criar conceitos que tragam os alunos a apresentações diferenciadas e com elaboração bem desenvolvida.
- Critérios metodológicos e didáticos
Acreditamos que a utilização de recursos midiáticos só contribui para dar as aulas um requinte e uma diferenciação que já é solicitada por alunos e diretores escolares. Tais recursos podem oferecer possibilidades extras na aprendizagem, como: visualização de imagens e suas leituras, exposições fotográficas desenvolvidas em sala de aula, exposições de vídeos feitos por alunos sobre conteúdo aplicado, a utilização de internet como base bibliográfica, além da troca de informações entre eles e o professor.
A utilização de diferentes recursos para aperfeiçoar e melhorar a qualidade de ensino, fazendo com que a tecnologia e a informação que se renovam a cada momento também façam parte do dia-a-dia dos alunos.
E será através dessa idéia de comunicação, tecnologia e informação continua e aplicada que trabalharemos com a utilização de:
- Filmes;
- Transparências;
- Aulas expositivas;
- Músicas;
- Vídeos;
- Fotografias;
- Internet;
- Blogs;
- Palestras.
- Bibliografia
· CAMARGOS, Márcia, Semana de 22, entre vaias e aplausos, São Paulo, Boitento Editorial, 2002
· CANDIDO, Antonio, Na sala de aula: cadernos de análise literária, 8ª Ed., - São Paulo: Ática, 2001
· LIMA, Jorge de, Poesia completa: volume único – Rio de Janeiro : Nova Aguilar, 1997.
· MASSAUD, Moisés, A análise literária – São Paulo : Cultrix, 2007
· Teresa revista de Literatura / área de Literatura Brasileira. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo – nº3, São Paulo: Ed. 34, 2002
________________________xxx________________________
Oficina – Cobra Norato de Raul Bopp ao grupo Giramundo: Arte e literatura em sala de aula
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA, PRODUÇÃO DE TEXTOS, ARTE E COMUNICAÇÃO E LITERATURA
Ementa: Língua e fala: conceitos e diferenças. A linguagem. A língua portuguesa. Literatura, Teatro.
Conteúdo programático: Apresentação – introdução; Noção de texto; Descrição de pessoas ou objetos; Narração; Dissertação; Leitura e interpretação: Narrativas e poesias; Textos e as funções de linguagem; Características lingüísticas do texto apresentado; trabalho corporal e criação de teatro de marionetes; Exercícios complementares.
- A língua portuguesa
a. A gramática
b. Variação lingüística
- A linguagem
a. A linguagem verbal
b. A linguagem não-verbal
c. Interpretação de texto
d. Ideologia
- Literatura
a. O Modernismo
b. Estética Modernista
c. Autores Modernistas
- Teatro
a. Construção de peça teatral
b. Compreensão do texto
c. Trabalho corporal
d. Criação de marionete
Apresentação da proposta:
Esta Oficina tem como intuito levar o aluno (professor) a conhecer um pouco mais o universo literário de uma das mais importantes faces da literatura nacional – Raul Bopp, através de seu livro Cobra Norato, e também apresentar ao aluno diferentes formas de compreensão de seu texto, dando como exemplo o grupo Giramundo e o teatro Cobra Norato vinculado na TV escola, induzindo o aluno a leitura e a abrangência de diferentes recursos, como o teatro, exercício de escrita, montagem e interpretação com a utilização de marionetes. Além, claro, do entendimento e assimilação do universo folclórico que circunda a obra do escritor gaúcho.
Tema da Oficina:
Oficina – Cobra Norato de Raul Bopp ao grupo Giramundo: Arte e literatura em sala de aula; 1ª Fase do modernismo; Criação da peça teatral e marionetes
- Conteúdo
- Biografia: um pouco sobre o autor;
- Obra – leituras de trechos do livro;
- Contextualizar autor e época que viveu;
- Estética: abordagens de aspectos do movimento modernista na obra;
- Apresentação do grupo teatral Giramundo;
- História do grupo e obras produzidas;
- Estética: observação e assimilação de materiais utilizados nas obras.
- Justificativa
Esse trabalho tem como base a preocupação de levar ao aluno diferentes processos de discernimento sobre a literatura, a leitura do livro em sala de aula, audições, a apresentação de fotos e de vídeos contribuirão para a formação intelectual do aluno através de diferentes recursos, demonstrando novas maneiras de se conhecer arte e de assimilá-la.
- Objetivo Geral
1. Analisar o poema Cobra Norato, principal obra do autor brasileiro. Criar pontos específicos onde revelem a importância da obra e sua originalidade;
2. Fazer análise em diferentes veículos como o próprio livro, os vídeos, CD e os recursos fotográficos;
3. Fazer com que o aluno saiba distinguir diferentes tipos de texto e linguagens;
4. Fazê-lo produzir textos mediante problemáticas encontradas;
5. Usar os conhecimentos adquiridos na produção de textos;
6. Fazer com que os alunos percebam a real importância da escrita, da leitura escrita e pictórica e de sua utilização;
7. Compreender a importância do teatro, e de como esse veículo artístico pode contribuir para elaborações de belos trabalhos escolares/acadêmicos;
8. Criação livre e independente de tipos, personagens, roteiros e apresentações.
9. Compreensão do universo folclórico brasileiro.
- Objetivos específicos de atitude
1. O aluno deverá valorizar a busca de informações, a convivência com os colegas, a integração de conhecimentos e a capacidade crítica;
2. Despertar o interesse do aluno para a utilização de diferentes recursos para a elaboração de seus trabalhos;
3. Criar conceitos que tragam os alunos a apresentações diferenciadas e com elaboração bem desenvolvida.
- Critérios metodológicos e didáticos
A utilização do folclore em sala de aula a cada dia vem se mostrando cada vez mais importante e urgente, dado as escassas abordagens do tema, e sua utilização apenas em data comemorativa; o trabalho com o folclore e o teatro contribui muito para o fator aprendizagem/ensino e auxilia na contribuição dos alunos, dada a facilidade com que os mesmos se encontram em lidar com recursos desse tipo, como vídeos, fotos e o lidar com a internet, excelente ferramenta didática, quem tem grande papel nessa oficina.
Acreditamos que a utilização de recursos teatrais (folclóricos) só contribuem para dar as aulas um requinte e uma diferenciação que já é solicitada por alunos e diretores escolares, tais recursos podem oferecer possibilidades extras na aprendizagem como: visualização de imagens e suas leituras, exposições fotográficas desenvolvidas em sala de aula, exposições de vídeos feitos por alunos sobre conteúdo aplicado, a utilização de internet como base bibliográfica em aula, e os fantoches onde os alunos podem expor suas criações e experiências, além da troca de informações entre eles e o professor.
E será através dessa idéia de comunicação, tecnologia e informação continua e aplicada que trabalharemos com a utilização de:
- Filmes;
- Transparências;
- Aulas expositivas;
- Músicas;
- Vídeos;
- Fotografias;
- Internet;
- Palestras.
- Critérios de avaliação (Possíveis):
- Avaliação Continua: Participação e Desenvolvimento;
- Avaliação Produtiva: Trabalho de criação de marionete e estrutura teatral, roteiro e escolha de tema em sala de aula, Atividades para casa, Pesquisas para entrega etc;
- Avaliação Bimestral: Sobre o conteúdo visto em sala de aula.
- Bibliografia
MASSI, Augusto (org.). 'Poesia completa de Raul Bopp'. José Olympio. ALEMBERT JR. Francisco. 'A semana de 22'. José Olympio.
http://www.giramundo.org/teatro/cobra.html