Cursos

CASA DA PALAVRA
FACULDADE LIVRE DE LITERATURA
LEITURA LITERÁRIA: REFLEXÕES E ESCRITA
PROF. FLÁVIO MELLO

Área de concentração: Literatura, Arte e Escrita Criativa.

Ementa
O curso tem como objetivo expor ao aluno variedades de textos e linguagens literárias, analisando os focos narrativos, líricos e criativos de diferentes autores, fazendo um panorama básico sobre o processo criativo. O curso parte da análise de diferentes tipos de textos, imagens e vídeos, e aborda os temas recorrentes em diferentes linguagens artísticas, sob o foco literário.

Programação[1]

Abertura (primeiro encontro)

1.   Análise de diferentes tipos de textos, imagens e vídeos (4 encontros)

·      Temas recorrentes em diferentes abordagens artísticas
Atividade de observação

2.   O Romance e a Novela – breve comentário (1 encontro)

·      Introdução
·      Os primeiros romances e romancistas
·      Poder histórico
·      O romance moderno

3.   O conto (4 encontros)

·      Introdução
·      A importância do conto
·      Conto e fotografia
·      O conto moderno
Atividade

4.   A crônica (2 encontros)

·      Introdução
·      A linguagem jornalística
·      Crônica e a Poesia
·      O crônica moderna
Atividade

5.   O Cronto (3 encontros)

·      Introdução
·      A linguagem inovadora
·      Conto, Crônica e Poesia = Cronto
·      O Cronto moderno
Atividade

Fechamento (último encontro)


[1] Podendo, ou não, passar por modificações.

________________________xxx________________________

OFICINA: A poesia marcante de Jorge de Lima: quatro Fases de uma mesma poética


Áreas de: ESCRITA CRIATIVA / LITERATURA


Ementa: Vida e obra (panorama), linguagem, estética, contexto histórico e discurso.

Conteúdo programático: Apresentação – introdução; vida e obra do poeta alagoano, noção de seu texto poético; descrição, narração; leitura e interpretação: narrativas e poesias; textos e as funções de linguagem e imagem; características lingüísticas de alguns textos; exercícios complementares.


  1. Vida e obra

a.  Conceitos;
b.  Diferenças e semelhanças na estrutura poética.


  1. A linguagem

a.  A linguagem poética;
b.  A imagem;
c.   Interpretação de texto.


  1. O discurso

Apresentação da proposta:

Esta Oficina tem como intuito levar o aluno (professor) a conhecer um pouco mais o universo literário de uma das mais importantes faces da literatura nacional – Jorge de Lima. Através de alguns de seus poemas, induzindo o aluno à leitura e à compreensão de diferentes recursos interpretativos; exercício de escrita; a utilização da fotografia como forma de interpretação e a leitura como ferramenta analítica.

Tema da Oficina:

A poesia marcante de Jorge de Lima: três fases de uma mesma poética. Utilização de diferentes poemas que marcam a passagem do autor por diferentes estéticas literárias, como: Parnasianismo Ortodoxo, Modernismo Liberal, o Poema em Cristo, a linguagem católico militante, e, a última, Poesia pela poesia, ou o barroquismo intelectual.

1.   Conteúdo

Biografia: um pouco sobre o autor;
Obra: leituras de trechos do livro;
Contextualizar autor e época que viveu;
Estética: abordagens de aspectos pessoais do autor na obra.

2.   Justificativa

Esse trabalho tem como base a preocupação de levar ao aluno, diferentes processos de discernimento sobre a literatura. A leitura do livro em sala de aula, audições, a apresentação de fotos contribuirá para a formação intelectual do aluno através de diferentes recursos, demonstrando novas maneiras de se conhecer arte e de assimilá-la.


  1. Objetivo Geral
1.  Analisar a seleta de poemas. Criar pontos específicos onde revelem a importância da obra e sua originalidade;
2.  Fazer análise em diferentes veículos como o próprio livro e os recursos fotográficos;
3.  Fazer com que o aluno saiba distinguir diferentes tipos de texto e linguagens;
4.  Fazê-lo produzir textos mediante problemáticas encontradas;
5.  Usar os conhecimentos adquiridos na produção de textos;
6.  Fazer com que os alunos percebam a real importância da escrita, da leitura escrita e pictórica e da utilização de diferentes mídias.

  1. Objetivos específicos de atitude

1.   O aluno deverá valorizar a busca de informações, a convivência com os colegas, a integração de conhecimentos e a capacidade crítica;

2.   Despertar o interesse do aluno para a utilização de diferentes recursos para a elaboração de seus trabalhos;

3.   Criar conceitos que tragam os alunos a apresentações diferenciadas e com elaboração bem desenvolvida.


  1. Critérios metodológicos e didáticos

Acreditamos que a utilização de recursos midiáticos só contribui para dar as aulas um requinte e uma diferenciação que já é solicitada por alunos e diretores escolares. Tais recursos podem oferecer possibilidades extras na aprendizagem, como: visualização de imagens e suas leituras, exposições fotográficas desenvolvidas em sala de aula, exposições de vídeos feitos por alunos sobre conteúdo aplicado, a utilização de internet como base bibliográfica, além da troca de informações entre eles e o professor.
A utilização de diferentes recursos para aperfeiçoar e melhorar a qualidade de ensino, fazendo com que a tecnologia e a informação que se renovam a cada momento também façam parte do dia-a-dia dos alunos.
E será através dessa idéia de comunicação, tecnologia e informação continua e aplicada que trabalharemos com a utilização de:

-       Filmes;
-       Transparências;
-       Aulas expositivas;
-       Músicas;
-       Vídeos;
-       Fotografias;
-       Internet;
-       Blogs;
-       Palestras.


  1. Bibliografia

·       CAMARGOS, Márcia, Semana de 22, entre vaias e aplausos, São Paulo, Boitento Editorial, 2002
·       CANDIDO, Antonio, Na sala de aula: cadernos de análise literária, 8ª Ed., - São Paulo: Ática, 2001
·       LIMA, Jorge de, Poesia completa: volume único – Rio de Janeiro : Nova Aguilar, 1997.
·       MASSAUD, Moisés, A análise literária – São Paulo : Cultrix, 2007
·       Teresa revista de Literatura / área de Literatura Brasileira. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo – nº3, São Paulo: Ed. 34, 2002

________________________xxx________________________

Oficina – Cobra Norato de Raul Bopp ao grupo Giramundo: Arte e literatura em sala de aula

Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA, PRODUÇÃO DE TEXTOS, ARTE E COMUNICAÇÃO E LITERATURA

Ementa: Língua e fala: conceitos e diferenças. A linguagem. A língua portuguesa. Literatura, Teatro.

Conteúdo programático: Apresentação – introdução; Noção de texto; Descrição de pessoas ou objetos; Narração; Dissertação; Leitura e interpretação: Narrativas e poesias; Textos e as funções de linguagem; Características lingüísticas do texto apresentado; trabalho corporal e criação de teatro de marionetes; Exercícios complementares.

  1. A língua portuguesa

a.   A gramática
b.   Variação lingüística

  1. A linguagem

a.  A linguagem verbal
b.  A linguagem não-verbal
c.   Interpretação de texto
d.  Ideologia

  1.  Literatura

a.  O Modernismo
b.  Estética Modernista
c.   Autores Modernistas

  1. Teatro

a.   Construção de peça teatral
b.   Compreensão do texto
c.   Trabalho corporal
d.   Criação de marionete

Apresentação da proposta:

Esta Oficina tem como intuito levar o aluno (professor) a conhecer um pouco mais o universo literário de uma das mais importantes faces da literatura nacional – Raul Bopp, através de seu livro Cobra Norato, e também apresentar ao aluno diferentes formas de compreensão de seu texto, dando como exemplo o grupo Giramundo e o teatro Cobra Norato vinculado na TV escola, induzindo o aluno a leitura e a abrangência de diferentes recursos, como o teatro, exercício de escrita, montagem e interpretação com a utilização de marionetes. Além, claro, do entendimento e assimilação do universo folclórico que circunda a obra do escritor gaúcho.

Tema da Oficina:

Oficina – Cobra Norato de Raul Bopp ao grupo Giramundo: Arte e literatura em sala de aula; 1ª Fase do modernismo; Criação da peça teatral e marionetes

  1. Conteúdo

  • Biografia: um pouco sobre o autor;
  • Obra – leituras de trechos do livro;
  • Contextualizar autor e época que viveu;
  • Estética: abordagens de aspectos do movimento modernista na obra;
  • Apresentação do grupo teatral Giramundo;
  • História do grupo e obras produzidas;
  • Estética: observação e assimilação de materiais utilizados nas obras.

  1. Justificativa
Esse trabalho tem como base a preocupação de levar ao aluno diferentes processos de discernimento sobre a literatura, a leitura do livro em sala de aula, audições, a apresentação de fotos e de vídeos contribuirão para a formação intelectual do aluno através de diferentes recursos, demonstrando novas maneiras de se conhecer arte e de assimilá-la.

  1. Objetivo Geral
1.  Analisar o poema Cobra Norato, principal obra do autor brasileiro. Criar pontos específicos onde revelem a importância da obra e sua originalidade;
2.  Fazer análise em diferentes veículos como o próprio livro, os vídeos, CD e os recursos fotográficos;
3.  Fazer com que o aluno saiba distinguir diferentes tipos de texto e linguagens;
4.  Fazê-lo produzir textos mediante problemáticas encontradas;
5.  Usar os conhecimentos adquiridos na produção de textos;
6.  Fazer com que os alunos percebam a real importância da escrita, da leitura escrita e pictórica e de sua utilização;
7.  Compreender a importância do teatro, e de como esse veículo artístico pode contribuir para elaborações de belos trabalhos escolares/acadêmicos;
8.  Criação livre e independente de tipos, personagens, roteiros e apresentações.
9.  Compreensão do universo folclórico brasileiro.

  1. Objetivos específicos de atitude

1.   O aluno deverá valorizar a busca de informações, a convivência com os colegas, a integração de conhecimentos e a capacidade crítica;

2.   Despertar o interesse do aluno para a utilização de diferentes recursos para a elaboração de seus trabalhos;

3.   Criar conceitos que tragam os alunos a apresentações diferenciadas e com elaboração bem desenvolvida.


  1. Critérios metodológicos e didáticos

A utilização do folclore em sala de aula a cada dia vem se mostrando cada vez mais importante e urgente, dado as escassas abordagens do tema, e sua utilização apenas em data comemorativa; o trabalho com o folclore e o teatro contribui muito para o fator aprendizagem/ensino e auxilia na contribuição dos alunos, dada a facilidade com que os mesmos se encontram em lidar com recursos desse tipo, como vídeos, fotos e o lidar com a internet, excelente ferramenta didática, quem tem grande papel nessa oficina.
Acreditamos que a utilização de recursos teatrais (folclóricos) só contribuem para dar as aulas um requinte e uma diferenciação que já é solicitada por alunos e diretores escolares, tais recursos podem oferecer possibilidades extras na aprendizagem como: visualização de imagens e suas leituras, exposições fotográficas desenvolvidas em sala de aula, exposições de vídeos feitos por alunos sobre conteúdo aplicado, a utilização de internet como base bibliográfica em aula, e os fantoches onde os alunos podem expor suas criações e experiências, além da troca de informações entre eles e o professor.
E será através dessa idéia de comunicação, tecnologia e informação continua e aplicada que trabalharemos com a utilização de:

-       Filmes;
-       Transparências;
-       Aulas expositivas;
-       Músicas;
-       Vídeos;
-       Fotografias;
-       Internet;
-       Palestras.

  1. Critérios de avaliação (Possíveis):
-       Avaliação Continua: Participação e Desenvolvimento;
-       Avaliação Produtiva: Trabalho de criação de marionete e estrutura teatral, roteiro e escolha de tema em sala de aula, Atividades para casa, Pesquisas para entrega etc;
-       Avaliação Bimestral: Sobre o conteúdo visto em sala de aula.

  1. Bibliografia

MASSI, Augusto (org.). 'Poesia completa de Raul Bopp'. José Olympio. ALEMBERT JR. Francisco. 'A semana de 22'. José Olympio.
http://www.giramundo.org/teatro/cobra.html