sábado, 4 de junho de 2011

A Fraude

Sebastião Salgado

Edi Roque

- Olha Pisco, eu acho que não vai dar certo.

- Relaxa Atuko, eu já pensei em tudo. A gente vai lá no terreno, tira a foto e depois eu vendo pro jornal. Você alavanca sua carreira e, eu livro o meu pescoço da forca.

- Sei não, acho que mentir sobre algo assim é perigoso. Eu nem sou índia...

- Mas você é oriental, tem os traços... eu já imagino você agachadinha, os cabelos cobrindo o rosto. Ninguém vai perceber, e o seu filho não será identificado.

E foram para um terreno baldio nas vizinhanças fazer a foto. Até o porquinho de estimação de Atuko entrou na jogada.

Antes de se despedirem, combinaram de não mais se encontrarem.

Semanas depois, a foto virou sensação nos jornais e revistas. Pisco, o fotógrafo, alcançou o status que desejava.

A “índia”, enfim, nunca foi procurada pela mídia e, até hoje não se sabe o que levou Atuko ao suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário